terça-feira, 31 de julho de 2012

Oportunismo, conveniência, apelação + Fé



De fato, o ser humano é de uma tal complexidade e imprevisibilidade, que é quase impossível definir e padronizar o comportamento de cada um, a não ser nos casos patológicos. Ou seja um pato – lógico, dentro da sua patologia ele se torna lógico, para si mesmo.  Mesmo assim, cada caso é um caso. Isso não impede, no entanto, que alguns tentem fazê-lo em benefício próprio, no cotidiano. As alternativas práticas para tanto incluem a doutrinação dita coletiva, ou mesmo pessoal e precoce ou a classificação "por conveniência".

Adentramos ao início da campanha eleitoral de 2012, as conveniências, os oportunismos, estão na vitrine, TV, Rádio, Redes Sociais, Placas nas esquinas, Bandeiras. . .  Mas, francamente, é de uma inocência patética ou oportunismo maldoso acreditar que as pessoas são como nós queremos que sejam, e não como realmente são.

"Não julgar para não ser julgado" não é uma proibição, mas um alerta para que paixões e conveniências não ofusquem o discernimento. Julgar, aliás, é inerente à racionalidade, pois nossas vidas dependem de julgamentos pessoais ou de terceiros. Se houvesse uma proibição, deveria ser: Não enganar, não apenas para não ser enganado, mas para também não se enganar. O jargão, das palavras, serão utilizados, tudo bem mas misturados com a palavra Fé, me parece a suplica indulgente do séculos passados. . . .
Obrigado
Alexandre Schlegel
Minha Fan Page - www.facebook.com/alexandreschlegel.visaonova

domingo, 29 de julho de 2012

Viver Em Sociedade


VIVER EM SOCIEDADE É ISSO 

A sociedade humana é um conjunto de pessoas ligadas pela necessidade de se ajudarem umas, às outras, a fim de que possam garantir a continuidade da vida e satisfazer seus interesses e desejos. Sem a vida em sociedade, as pessoas não conseguiriam sobreviver, pois o ser humano, durante muito tempo, necessita de outros para conseguir alimentação, abrigo, ensino, escolas, saúde, segurança. . . .

Só que no mundo moderno, com a grande maioria das pessoas morando nas cidades, com hábitos que tornam necessários muitos bens produzidos pela indústria, não há quem não necessite dos outros muitas vezes por dia. Mas as necessidades dos seres humanos não são apenas de ordem material, como os alimentos, a roupa, a moradia, os meios de transporte e os cuidados de saúde. Elas são também de ordem espiritual e psicológica.

Toda pessoa humana necessita de afeto, precisa amar e sentir-se amada, quer sempre que alguém lhe dê atenção e que todos a respeitem. Além. disso, todo ser humano tem suas crenças, tem fé, que é a base de suas esperanças. Os seres humanos não vivem juntos, não vivem em sociedade, apenas porque escolhem esse modo de vida, mas porque a vida em sociedade é uma necessidade da natureza humana.

Por exemplo, se o ser humano, dependesse apenas da sua própria vontade, seria possível uma pessoa muito rica, viver isolado em algum lugar, onde tivesse muito alimento estocado. Em pouco tempo esta pessoa estaria, sentindo falta de companhia, sofrendo a tristeza da solidão, precisando de alguém com quem falar e trocar ideias, necessitada de dar e receber afeto. E muito provavelmente ficaria louca se continuasse sozinha por muito tempo. Mas, justamente porque vivendo em sociedade é que a pessoa humana pode satisfazer suas necessidades, é preciso que a sociedade seja organizada de tal modo que sirva, realmente, para esse fim.

Pensando além do obvio, não basta que a vida social garanta apenas a satisfação de algumas necessidades da pessoa humana ou de todas as necessidades de apenas algumas pessoas. A sociedade organizada com justiça, e não de direito, existirá quando todas as pessoas possam satisfazer as suas necessidades, em que todos, desde o momento em que nascem, tenham as mesmas oportunidades, em que as diferenças sejam redimidas em consenso.

Para que essa repartição se faça com justiça, é preciso que todos procurem conhecer seus direitos e exijam que eles sejam respeitados, como também devem conhecer e cumprir seus deveres e suas responsabilidades sociais. Obrigado
Alexandre Schlegel e Fonte: Dalmo de Abreu Dallari
Minha Fan Page - www.facebook.com/alexandreschlegel.visaonova

sábado, 28 de julho de 2012

A essência da vida


Genesis início. . . . 

No final de todos os arco-íris existe uma porta, basta encontrar a chave. Mas, para isso, descubra a essência da vida.
Amar deve ser um sentimento supremo. Hoje o ódio reina na Terra, as pessoas são ambiciosas e só pensam em si mesmas. Esqueceram qual a real essência de viver e perderam-se no caminho. 
Acordar de manhã e dizer bom dia, levantar-se caminhar e ir até o banheiro.
A essência da vida está em reconhecer e em saber apreciar as coisas simples. Ouvir uma melodia de um passarinho como a mais linda do mundo; relaxar com o tilintar da chuva na janela; caminhar e sentir a brisa como se fosse um beijo a sua face…
Se perder observando o horizonte do mar; é sentar-se na relva, só para presenciar o pôr-do-sol, e constatar que é a mais bela tela que já viu. Ficar deitado olhando a Lua, ver os desenhos das nuvens que mudam constantemente. . .
A essência de viver é estar esperando um final de semana ensolarado e de repente vem aquele temporal, mas mesmo assim você acha que o dia não poderia ser melhor. É sair com os amigos e se divertir; é fazer os outros sorrirem mesmo você estando triste; é ajudar um amigo em má fase e levantar-lhe o astral. . .
Aqui uma dica legal saber dizer sim, mas também dizer não…
 Aprender a cada dia, a perdoar, saber reconhecer o seus erros e também aprender a pedir perdão. Nunca mentir coma desculpa de não magoar, mas ser sempre sincero para que a verdade prevaleça. . .  Ter esperança que os sonhos podem ser verdadeiros, mesmo quando todos dizem que é uma loucura.
Não ter medo de correr atrás de seus objetivos e não desistir mesmo que você tombe no caminho.
Assistir a um filme e chorar, chorar ao ver as barbaridades que o jornal noticia. Não perder a esperança nunca e ter fé que as coisas podem tornar-se melhores, se não ficarmos parados de braços cruzados, esperando um milagre sendo você mesmo um milagre.
A essência da vida está em cada um de nós… Nas palavras que dizemos, nos nossos gestos, no sorriso a quem nem ao menos conhecemos,  num “bom dia” sincero, num beijo, num abraço, num aperto de mão. Enfim, a essência de viver está nos pequenos e mais simplórios gestos, só basta saber reconhecer! Obrigado
Alexandre Schlegel
Minha Fan Page - www.facebook.com/alexandreschlegel.visaonova

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Verdade, Falsidade, Mentira x Voto = Democracia



Verdade! 

Temos visto ou ouvido falar nos últimos dias sobre situações que revelam a verdade. Lamentamos que as pessoas mintam tanto como se isso fosse uma coisa natural.

E o que é verdade? A palavra “verdade” pode ter vários significados, desde “ser o caso”, “estar de acordo com os fatos ou a realidade”, ou ainda ser fiel às origens ou a um padrão estabelecido por um grupo de dois ou quatro ou no máximo cinco. A “verdade que nos liberta”, entretanto, muitos não querem saber disto.



A verdade trás a tona a realidade das coisas, o esclarecimento dos verdadeiros fatos, a transparência esclarece dúvidas e mostra A VERDADE! Embora condenemos a falsidade e valorizemos a verdade, muitos esticam um pouquinho a verdade quando as circunstâncias permitem. Afinal, é muito fácil racionalizar e justificar uma mentira inocente. Por outro lado, algumas coisas são tão repulsivas e nojentas que instintivamente as evitamos. Sentimo-nos revoltados só de pensar em entrar em contato com algo muito poluído, e mesmo que alguém nos tente convencer com agrados, isso não nos ajuda a vencer nossa repulsa.



Como vimos, votar conscientemente dá um pouco de trabalho, porém os resultados são positivos. O voto, numa democracia, é uma conquista do povo e deve ser usado com critério e responsabilidade. Votar em qualquer um pode ter consequências negativas sérias no futuro, pense são quatro anos. 
Obrigado
Alexandre Schlegel
Minha Fan Page - www.facebook.com/alexandreschlegel.visaonova

quinta-feira, 26 de julho de 2012

O voto acaba sendo obrigatório!


Obrigatório!

A verdade é que, o voto acaba sendo obrigatório, e a tendência é que aumente o numero de pessoas desinteressadas, garantindo a facilidade de manipulação. A quem interessa manter o voto obrigatório? Não são os indivíduos, que preferem ser livres para votar ou não. São as pessoas que praticam o jogo sujo da compra de votos e do populismo é que se beneficiam de tal imposição.

Pensem, porque considerar que adolescentes de 16 anos, podem votar? Quem é pai, ou mãe que tem contato com estes adolescentes via de regra, esses jovens são mais fáceis de se manipular com a emoção, dispensando a apresentação de propostas mais elaboradas, calcadas na razão. O romantismo juvenil acaba sendo uma boa arma para populistas de plantão. Assim, um mesmo político que considera que um rapaz de 17 anos que cometeu um assassinato ainda não é homem o suficiente para pagar pelo crime, acaba defendendo seu direito de participar da escolha dos governantes do país. Dois pesos, duas medidas.

Fiz um levantamento do modelo de votação nos principais países do mundo, e a maciça maioria possui voto facultativo. Apenas Austrália, Bélgica e Cingapura, entre 20 nações observadas, adotam o modelo compulsório. O restante reconhece que o voto é um direito, não um dever. Em todos eles a idade mínima é 18 anos, quando não mais, como no caso japonês, onde votam somente os maiores de 20 anos. Os países analisados que respeitam o direito de votar ou não dos seus cidadãos são: Áustria, Canadá, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Japão, Coréia do Sul, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça, Inglaterra e Estados Unidos. Creio que temos mais a aprender com o modelo desses países do que ensinar.

Infelizmente, tal tema é pouco debatido no país. Está na hora de colocar na pauta de reformas esta questão. Somos cidadãos livres, não súditos. A escolha dos governantes deve ser um direito, não um dever. A verdadeira liberdade é aquela que te liberta. Seja livre, lute para que um dia não seja mais um dever votar! Obrigado
Alexandre Schlegel
Minha Fan Page - www.facebook.com/alexandreschlegel.visaonova

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Porque o voto é obrigatório?


Obrigatório, e a democracia?

Porque o voto é obrigatório em um sistema democrático? Não acredito que seja para garantir ao cidadão o seu direito de escolher seus representantes políticos. Obrigar a fazer uma escolha é outra coisa, completamente diferente. Quando se obriga não é um direito é um dever. O discurso de uma suposta cidadania, não cola mais, os eleitores estão fazendo a vontade de outros, para não dizer que são súditos. O que está por trás desta obrigatoriedade?

Eu acredito que o único, argumento, na defesa da obrigatoriedade do voto, seja a ideia de que os cidadãos deveriam se interessar pelas eleições. Afinal, é através das eleições, que supostamente os cidadãos, são representados na via política. Temos que nos questionar, porque algo deve ser do jeito que algumas pessoas querem impor aos demais? Pode, existir pessoas  que que pensam de forma diferente.

Fumar, não faz bem a saúde. Mas uma pessoa ou um grupo muito autoritário, defende a pratica do tabagismo, e mais, usa do aparelho gestor do Estado, para obrigar esta prática aos cidadãos. A liberdade de escolha, é garantir ao cidadão que ele tem a total responsabilidade por suas escolhas e seus atos. Ninguém deve e tão pouco pode, interferir, nas escolhas sob a forma de coação. Um indivíduo, é livre, para fumar, mas deve respeitar as áreas em que não é permitido fumar. Fora isto, pode fumar livremente, lhe é garantido o direito de comprar e a quantidade que desejar no mercado, por que deveria ser forçado a participar de um processo de eleição?
Vamos responder esta pergunta amanhã!
Obrigado
Alexandre Schlegel
Minha Fan Page - www.facebook.com/alexandreschlegel.visaonova