quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A legitimidade do legado .




Os legados também se instituem quando, existindo herdeiros legitimários. Quantas pessoas são cidadãos curitibanos? E quantas sabem exercer a sua cidadania curitibana? Será mesmo que são cidadãos curitibanos?

O ser humano, ao nascer é investido sem mesmo saber, de inúmeros direitos. Estes direitos que muitos não sabem, significa assumir a herança moral dos antepassados, que estão ou devem estar baseados na sua ética, que é a expressão dos seus princípios e valores, que são o legado deste ser recém nascido. A responsabilidade moral de preservar os direitos civis, sociais e políticas. No mínimo, todo indivíduo tem direito a uma vida digna: com direito à comida, a teto, ao trabalho, à educação de qualidade  segurança transporte e etc. Estabelecido como direitos civis.

Para entendermos melhor. A cidadania é uma lei da sociedade, que existe para todos os indivíduos dentro do campo da política que os protegem de qualquer ameaça à sua dignidade. Pelo menos, deveria ser assim. Quando se observa a realidade que vivemos, e ouvimos e vemos os políticos exaltando os direitos, de cidadania e de liberdade, notamos a diferença entre o fato concreto e o bla bla bla, o discurso. Os valores da cidadania vêm inicialmente da verdade, dos fatos, mesmo que não exista de fato os direitos instituídos na Constituição Federal de (1988) e na Declaração Universal dos Direitos dos Homens de (1948)

A Cidadania deve ser incorporada em nossa cultura cívica, o que não é ainda. Um bom governo não depende dos votos da maioria, mas sim da capacidade de pensar e do espírito crítico da maioria. O investimento na educação, para diminuir a ignorância é o custo mais baixo para resolver a falta da educação pense além do obvio. Educar, é mais barato do que todo o aparato do poder judiciário e penal.

Temos que pensar, naqueles que lutaram por uma liberdade, pois uma liberdade conquistada e difícil de ser mantida. Creio que esta é a missão humana. Ainda mais, quando não existe uma moral e ética, predominante, nas esferas da família, da sociedade, nas esferas eclesiásticas, industriais, comerciais publicas e políticas para que façam prevalecer o respeito aos indivíduos que compõem uma cidade os cidadãos.

Se a moral e a ética, fosse pautada nas virtudes e no bom caráter, a base dos tempos da liberdade nos tempos dos antigos, durante a Idade Média, foram pautadas na religião; e hoje, em que elas se pautam? Na Ética do consumismo?

Não bastam para o exercício da cidadania intenções e esperanças. Nosso cotidiano é rígido e cruel quanto ao exercício do que se entende por liberdades “fazer o que querer, quando querer”. Direitos que não condizem com a relação do poder de compra e venda do mercado ou á ideologia dominante. Concluo, a prática da cidadania fragiliza-se nos limites da sociedade nos campos jurídicos e políticos impostos sutilmente por grupos aficionados pelo domínio de subjugar e dominar o seu próximo. Uma análise mais minuciosa levaria qualquer pensador a constatar que, pelo menos na nossa cidade, no nosso estado, no nosso pais, o direito a cidadania, é  quase que um processo mitológico ou um mito.



quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Quem é Deus para nós?




O modo como vemos Deus, influencia totalmente nosso relacionamento com Ele.

Todo relacionamento funciona assim. Se você acredita que uma pessoa é falsa, seja ela realmente hipócrita ou não, você não consegue confiar nela. Se você achar que alguém é metido, seja a pessoa realmente orgulhosa ou não, tudo o que ela disser começa a ser irritante para você.

Eu já vi Deus de muitos modos equivocados. Confesso que, frequentemente, pelas atitudes de certas pessoas que se dizem ministros, pastores, padres, bispos, ou mesmo líderes de algumas denominações minha mente quer me enganar, me fazer pensar que Deus é algo que não é, por causa das atitudes ambíguas destes inegáveis religiosos que mudam de opinião como o vento. Isso acontece com você?

Digo que a não precisamos nos conformar, com as banalidades humanas. Não é segredo para ninguém que podemos transformar a nossa visão. Um texto bíblico que, para mim, se encaixa em mil assuntos, é Romanos 12.2, que diz: “… transformai-vos pela renovação da vossa mente”. Esta passagem se encontra na bíblia, católica, protestante, ortodoxa, messiânica, etc.. .

Este é o segredo de muitas coisas. Nossa mente é carnal e, por mais que nosso espírito seja renovado por um novo nascimento, ela sempre vai querer atrapalhar nossa vida com Deus. A tendência do espírito é a fé; a tendência da alma é a incredulidade.

Você não precisa fazer uma pesquisa intensa para descobrir o que afeta o nosso modo de pensar. Basicamente, é quase tudo o que chega à nossa mente. Assim, convido você a refletir sobre quais pensamentos você alimenta. Nós somos bombardeados constantemente por ideias contrárias à realidade de Deus e do Seu Reino.

A questão é, conduzimos a nossa mente em direção à verdade ou deixamos os pensamentos inconsistentes, percorrerem nossa cabeça livremente? Temos que refletir, sobre o que mais se ouve? Qual o conteúdos de informação que mais chega à sua mente? Tem muita gente falando sobre as coisas que Deus fez, faz e pode fazer; são coisas muito boas. Infelizmente tem muito poucas pessoas falando de como Deus é. Se não ha informação sobre o caráter verdadeiro de Deus, como vai combater as ideias que invadem a cabeça com mentiras sobre Ele?

Se alguém calunia um amigo seu, só há uma possibilidade de sua confiança não se abalar você o conhece intimamente. Nós temos a Bíblia. Temos um caminho aberto por Jesus em direção ao Pai. E temos o Espírito Santo habitando dentro de nós, para nos revelar o caráter de Jesus que, por Sua vez, nos revela o caráter do Pai.

Só conhecendo a verdade é que deixamos de acreditar na mentira. Somente um relacionamento real com Deus pode transformar o que pensamos sobre Ele. E isso afeta totalmente o quanto cremos n’Ele, confiamos n’Ele e dependemos d’Ele.

Descubra quem Deus realmente é?
Obrigado.
Alexandre Schlegel
Minha Fan Page - www.facebook.com/alexandreschlegel.visaonova
Meu e:mail – alexandre@visaonova.com.br

sábado, 20 de outubro de 2012

O ato único da fala!




Aprendam que falar pode aliviar dores emocionais, descobre que se levam anos para se construir um confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante das quais se arrependerá pelo resto da vida. Uma das maneiras de distinguir os homens é que - alguns primeiro pensam, depois falam e, em seguida, agem; outros, ao contrário, primeiro falam, depois agem e, por fim, pensam.

O sábio fala porque tem alguma coisa a dizer; o tolo porque tem que dizer alguma coisa, o invejoso porque não suporta que o sábio seja um outro e não ele. Incrível o homem é o único animal que não aprende nada sem ser ensinado: não sabe falar, nem caminhar, nem comer, enfim, não sabe fazer nada a não ser reações fisiológicas, com . . . ., ou seja quem ensina o mal comportamento?

Quero falar de coisas sagradas, só o descontentamento que o homem experimenta de si próprio e a sua vontade de melhorar me são sagradas, o demais falar de sagrado não é falar do  conhecimento da palavra e sim sobre  a conversão á palavra, através de atitudes e não de discursos. Existem duas coisas que indicam fraqueza: calar-se quando é preciso falar, e falar quando é preciso calar-se. Para se falar e não ser interrompido basta escrever, pense além do obvio.

Obrigado.
Alexandre Schlegel
Minha Fan Page - www.facebook.com/alexandreschlegel.visaonova
Meu e:mail – alexandre@visaonova.com.br

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Existe fuga do sofrimento?



 Quem foge do sofrimento, de certa forma é bem sucedido na arte de enganar-se a si mesmo. Seguindo um instinto infantil de autopreservação. Muitos continuam adotando essa atitude por muitos anos, a verdade é que a dor é um processo inevitável, embora adiável na formação, do possível adulto. Os seres humanos, tem o hábito de apegar-se a objetos, idéias a  outros seres humanos de modo intenso, de entregar a alma em busca do carinho, do afago, do mimo perdido, ou imaginário. Muitos se iludem, acreditando que tudo no que se apegam é eterno, indestrutível, e acreditam que tem o total controle. Doce ilusão pensar que não se corre o risco de perder o que se imagina que ama ou tem.

Racionalmente, isso pode parecer absurdo, mas acontece. Quem dera fôssemos seres absolutamente racionais! Percebo, o quanto essa mascara da "racionalidade" que nos cerca não passa, de uma mera mascara, que esconde a verdadeira natureza irracional do ser humano. A ciência aponta a razão como farol que orienta nossas ações, e reações. Como pensar que o sofrimento possa ter uma face positiva? Viva, em busca do caminho que leva a verdade, pois a verdade vós libertará, por mais que doa, busque pensar alem do obvio.

Obrigado.
Alexandre Schlegel
Minha Fan Page - www.facebook.com/alexandreschlegel.visaonova
Meu e:mail – alexandre@visaonova.com.br

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Viva não apenas sobreviva!





Viva não apenas sobreviva!

Não espere tanto das pessoas. Você pensa de uma forma, mas não pense que todos pensam como você. Não se incomode tanto com detalhes que complicam sua vida, ela é tão simples, porque complicar tanto? É do ser humano criar expectativas em cima de tudo, mas as coisas não são do jeito que queremos. Nada acontece por acaso, e nem por causa do acaso que nada acontece.

Não deixe a vida passar por você, passe pela vida. Nós achamos que tudo o que tiver de acontecer na nossa vida, irá acontecer e que não precisamos fazer nada, do tipo deixa  a vida te levar.  Devemos fazer algo, temos que criar as oportunidades que a vida precisa para fazer acontecer.
Curta os momentos da sua vida, participe, envolva-se, chore, brigue, lute, estude.. Mas faça tudo de forma intensa, para que depois você possa perceber o que aprendeu com aquilo que fez.
Quando temos que realizar alguma tarefa com outras pessoas, é complicado dizer que façamos profundamente, porque muitas vezes não depende só da gente. Temos medo de não sermos correspondidos, temos medo de nos machucar.
Coragem não é lá meu ponto forte, mas tento colocar ele pra fora todos os dias, tento dizer a mim mesmo, tenho que ir em frente. Tenho que ousar mais, mas se der errado? A vida, continua, tenho que fazer a minha parte.? Pior é saber que não conseguimos, porque não tentamos.
 Quando ousar , saiba que esta aprendendo, muito mais do que quando se aceita passivamente a vida como ela é. . . . ouse em tudo que fizer, ouse estudar e conhecer, aprender uma visão nova, deixe o inesperado te amedrontar, somente assim você pode buscar a verdade, pois a verdade te liberta, a ignorância te torna inseguro, sempre com medo, ouse ser diferente, ouse dizer o que você pensa, ouse estar sempre bem, ouse mudar porque você ainda tem um universo inteiro a conhecer, e quanto mais conhecemos mais sabemos que nada sabemos é uma máxima, pois todo saber esta em quem busca o criador de tudo e de todos.

Obrigado.
Alexandre Schlegel
Minha Fan Page - www.facebook.com/alexandreschlegel.visaonova
Meu e:mail – alexandre@visaonova.com.br