domingo, 27 de janeiro de 2013

Não vá contra a sua própria consciência.




Quando se atua contra a própria consciência, a fraqueza é grande e se perde a liberdade interior: os sentimentos se tornam mal educados, e se tornam caprichos, e se não bastasse  ao mesmo tempo se opta pelo hábito mais fácil, ou seja a preguiça. Este cair na incoerência leva a ter cada vez mais fraca a voz da consciência. Por isso é tão importante deter esse processo degenerativo, arrepender-se e voltar a começar todas as vezes que seja necessário. Só quem sabe arrepender-se, protege a sua consciência e, portanto, a sua liberdade interior. O comodism que traz a lei da vantagem, é impressionante, o efeito desta lei no caráter humano.

No homem há uma liberdade que se pode  vêr, quando vai de um lado para o outro quando se quer, se come o que quer e quanto quer. A liberdade interior, não existe impedimentos interiores para exercitar a  consciência e de atuar de acordo com ela, se tiver coragem, e querer pagar o preço.
Os obstáculos interiores são a ignorância, a fraqueza ou ser beneficiado pela lei da vantagem. O interessante é quem não sabe o que tem de fazer só tem liberdade para errar, mas não para acertar. E aquele que é fraco, deixa que a desordem dos seus sentimentos ou a coação externa lhe arrebatem a liberdade.

Para alcançar a liberdade interior, é preciso vencer a ignorância e as diferentes manifestações de fraqueza. Assim a consciência vai descobrindo a verdade e pondo em ordem os bens e os deveres. Daí a importância de ter verdadeiro amor à verdade.
Obrigado.
Alexandre Schlegel
Meu e:mail – alexandre@visaonova.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário