quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O Jogo de uma Decisão.



 O que entra em jogo, na tomada de decisão, é a verdade ou o desprezo sobre a conduta a ser tomada. Sendo que a verdade que me refiro são os princípios e valores que o sujeito tem, já o desprezo a que me refiro são os caprichos, a preguiça, o medo da avaliação dos outros, que se tornam evidentes através da ação tomada pelo sujeito.

A consciência da ação é dar-se conta do que fazer, perante a decisão a ser tomada. Não se trata de como se deve agir, a decisão vem depois e consiste em seguir ou não o juízo da consciência. A consciência não é a decisão da vontade, mas perceber com inteligência. Julgar não o que é mais fácil, ou mais gostoso, prazeroso, mas o que se deve fazer. O dito popular ouça a voz da consciência, algo que se ouve, que nos é comunicado, é algo que não é inventado, mas faz parte da situação.

Quando se atua contra a consciência, ataca-se a parte mais íntima e delicada do homem: esse delicado sistema que nos torna livres. Deixa um rastro de mal-estar, a que chamamos “remorso”. Se nos acostumamos a agir contra a consciência, esta deteriora-se: perdemos a luz que nos permite ser livres, ficando à mercê das forças irracionais dos instintos ou da pressão exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário