sábado, 30 de junho de 2012

Existe diferença entre ética e moral?

Qual é a diferença ?

A ética, é o conjunto de valores, e princípios que se traduzem através da conduta. Portanto, ética é um princípios ou mesmo um valor. Me arisco a dizer que a ética é a teoria que se demonstra através do comportamento da atitude de cada pessoa.

A moral é a prática da ética, portanto, afirmo que ética não pode ser individual, mas sim o que pode existir é uma moral individual. A moral é a expressão o exercício, a prática dos valores e princípios éticos. Há um valor ético positivo na sociedade, não se deve dirigir embriagado. Quando achamos uma carteira, ou uma mochila, uma bolça, que não nos pertence, devolver ou não, é um ato individual que expressa a moral de quem achou. O princípio ético de não ficar com o que não lhe pertence, é um valor que integra, que faz parte do indivíduo, que se expressa através da atitude, de não ficar com o que não lhe pertence.

Vamos pensar no seguinte exemplo vou chamar de ética a casa a as paredes, o telhado, o piso. A decoração, sofá, estante, cadeiras, armários, cortinas tapetes. . . é a moral. A decoração muda conforme a cultura a moda. Não posso pensar em ética fora da casa.

O significado de ethós, em grego arcaico, significa morada, lugar onde se vive junto, com outra pessoa. Até o século VI aC, ethós significava morada do humano.

Muito bem a palavra oicos do grego significa moradia. A ética são os princípios de convivência em nossa casa. Por isso um edifício, um conjunto de casas é chamado condômino.

Por mais que cada um more em sua própria moradia, ele não pode fazer o que quiser quando quiser. Da mesma forma que no condomínio no bairro, na cidade, no estado no país, no planeta. Como viver e conviver em condômino?

Um condomínio só existe se houver regras e deveres. Por mais que a propriedade da moradia é do morador a unidade é autônoma isto não significa que é soberana.

Autonomia significa liberdade, mas não significa fazer o que quiser, como quiser, e quando quiser. Auto significa (por si mesmo) e Nómus (cabe por direito ou dever a cada um) isto significa limites na relação, que se traduz na convivência com outras pessoas, que também são autônomas. Por isso não se pode, guardar explosivos em casa, não se pode ouvir musica em alto volume depois de um horário, a respeitabilidade inicia quando termina a paz a tranquilidade do outro.

Pense, reflita, busque dialogar com outras pessoas.
Temos que pensar além do óbvio. Obrigado
Alexandre Schlegel
Minha Fan Page - www.facebook.com/alexandreschlegel.visaonova

Nenhum comentário:

Postar um comentário