domingo, 26 de maio de 2013

Impessoalidade, Displicência e Falhas de comunicação


Impessoalidade

A perda da pessoalidade é cada dia mais perceptível. Manda-se uma mensagem de felicitação, ao invés de um telefonema. Não se conta mais os fatos se manda um email, ou um SMS. Estas pontuações são apenas exemplos do dia a dia.Com isso as relações entre as pessoas são cada vez mais superficiais, e isso ocorre até mesmo dentro de casa. Cada um no seu canto, com seu computador, sua televisão, com seu telefone etc. As consequências são grandes, as relações humanas tem se desgastado. Os laços afetivos não são mais profundos, capazes de gerar confiança, e cumplicidade de fato. Em razão disso assistimos a famílias se desestruturando, pessoas em estado depressivo, sozinhas, suicidas, pais e filhos se matando mutuamente. Sei que não seja este o único motivo que acarreta todos esses problemas, mas acredito que um deles é a impessoalidade. A complexidade dos problemas está ligado diretamente ao direito. Ouço, leio, vejo que já se fala em direito cibernético, crimes cibernéticos, ocasionados devido aos avanços da comunicação. Cada vez mais, vemos divórcios, maus-tratos, crimes passionais cometidos pelas redes sociais. Com o avanço ininterrupto da tecnologia, as inovações e criações no Direito tendem a crescer cada vez mais, com novas leis, novas tipificações criminais, etc. Aonde iremos parar? Não seria hora de investirmos mais em nossos relacionamentos?

 Displicência

Outro problema causado pelos nossos relacionamentos digitais á a chamada displicência. No relacionamento digital, não é preciso responder a uma mensagem, ou um email imediatamente pois o remetente não sabe quando se teve acesso à mesma. Isso, por um lado, é bom, pois dá a liberdade de planejar quando, e como responder a um questionamento, permitindo uma resposta mais coerente, e bem mais elaborada. Por outro lado, é ruim, existe uma expectativa, e se ocorre à demora para responder, haverá frustração. E frustração é uma das piores sensações para a manutenção de um relacionamento saudável. Além disso, parece-me uma intensa falta de interesse.

Falhas de comunicação

O terceiro e último perigo oriundo dos relacionamentos digitais, são as falhas de comunicação. Nas conversas pessoais já existe esse problema, imagine nas impessoais. Textos não mostram expressões faciais. Não vale a pensa resolver pendências pela internet. Houve qualquer problema/falha de comunicação? Ligue ou converse pessoalmente. Não tente retificar nada pela internet, a tendência é só piorar a situação.

Enfim, apesar dos grandes avanços que a tecnologia foi capaz de nos trazer, precisamos tomar muito cuidado para não perdermos algo que é muito importante: os relacionamentos. As pessoas valem muito mais do que artifícios tecnológicos, por mais que a tecnologia tem seu valor sim, mas a pessoalidade é a única maneira de termos um relacionamento entre os seres humanos.

Obrigado.
Alexandre Schlegel
Meu e:mail – alexandre@visaonova.com.br

Um comentário: