terça-feira, 3 de julho de 2012

O ensino da Ética pode ser uma solução?


Solução? A foto é uma expressão da Ética Ambiental!

A ética precisa ser parte do plano de ensino, não apenas desenvolvido em um tema, uma matéria da filosofia ou mesmo uma disciplina. Vejamos a filosofia muitas das vezes não agrada a todos. Digo isto porque o nazismo tinha seus filósofos. Martin Heidegger que descobriu em si próprio a missão de recordar as pessoas para a compreensão do Ser, foi o mais famoso filósofo a apoiar os nazis. Outra influencia filosófica no nazismo.  Hitler afirmou a influência que o filósofo Friedrich Nietzsche teve em suas formulações sobre a superioridade do povo alemão. Os soldados alemães partiam para o front, no bolso da capa com o livro  “Assim falou Zaratustra”. O Fato é que desde o fim da II Guerra Mundial, todo aquele que aborde a obra de Nietzsche pela primeira vez o fará tendo a compreensão de está lendo um dos fundadores ideológicos do nazismo. As ditaduras stalinistas tinham seus livros.
A brincadeira faz parte da vida, mas só é possível existir brincadeira quando todo mundo se diverte. Se houver qualquer sofrimento por parte de alguma pessoa não é uma brincadeira, é bullem gozação, inferiorizarão. Com a ética é o mesmo. Se um grupo quer ser feliz, ou todos são felizes, ou não há, imaginem em uma sociedade. Curitiba, uma cidade gastronômica, pelo menos é o que se diz a cidade que tem o maior restaurante do mundo. Mas quem como e o que come? Vejamos privilégio é o que alguns têm o que há de melhor. Qualidade é quando todos podem ter, e podem ter, e podendo ter. Qualidade de vida, quem, como, quando, onde e se pode ter?

Muitas da classe eclesiásticas, seja de que denominação for, perguntam: A onde está o seu irmão? Irmão a que me refiro somente aos irmãos consanguíneo, mas filhos do mesmo Pai criador. Já disse que para mim a ética de verdade é a que ajuda a tomar conta do seu irmão, cosanguineo ou não. Quem é o seu irmão? O outro ser humana.

Muitos me dizem que sou utópico, idealista, fantasioso. Pois bem sou mas é como se a utopia fosse a minha própria sombra, quando dou um passo a minha sombra dá três, quando tento me aproximar ela se vai, assim fico tentando pega-la. Sabe porque não paro, porque não quero parar de tentar de pegar, assim é a utopia.

Errar é humano. Culpar outra pessoa é política. O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem ou de uma nação. Os sete pecados capitais responsáveis pelas injustiças sociais conforme Mahatma Gandhi são: riqueza sem trabalho; prazeres sem escrúpulos; conhecimento sem sabedoria; comércio sem moral; política sem idealismo, religião sem sacrifício e ciência sem humanismo. A luta contra a criminalidade organizada é muito difícil, porque a criminalidade é organizada, mas e nós somos? O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem ou de uma cidade.

Pense, reflita, busque dialogar com outras pessoas.
Temos que pensar além do óbvio. Obrigado
Alexandre Schlegel
Minha Fan Page - www.facebook.com/alexandreschlegel.visaonova

Nenhum comentário:

Postar um comentário