quinta-feira, 26 de julho de 2012

O voto acaba sendo obrigatório!


Obrigatório!

A verdade é que, o voto acaba sendo obrigatório, e a tendência é que aumente o numero de pessoas desinteressadas, garantindo a facilidade de manipulação. A quem interessa manter o voto obrigatório? Não são os indivíduos, que preferem ser livres para votar ou não. São as pessoas que praticam o jogo sujo da compra de votos e do populismo é que se beneficiam de tal imposição.

Pensem, porque considerar que adolescentes de 16 anos, podem votar? Quem é pai, ou mãe que tem contato com estes adolescentes via de regra, esses jovens são mais fáceis de se manipular com a emoção, dispensando a apresentação de propostas mais elaboradas, calcadas na razão. O romantismo juvenil acaba sendo uma boa arma para populistas de plantão. Assim, um mesmo político que considera que um rapaz de 17 anos que cometeu um assassinato ainda não é homem o suficiente para pagar pelo crime, acaba defendendo seu direito de participar da escolha dos governantes do país. Dois pesos, duas medidas.

Fiz um levantamento do modelo de votação nos principais países do mundo, e a maciça maioria possui voto facultativo. Apenas Austrália, Bélgica e Cingapura, entre 20 nações observadas, adotam o modelo compulsório. O restante reconhece que o voto é um direito, não um dever. Em todos eles a idade mínima é 18 anos, quando não mais, como no caso japonês, onde votam somente os maiores de 20 anos. Os países analisados que respeitam o direito de votar ou não dos seus cidadãos são: Áustria, Canadá, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Japão, Coréia do Sul, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça, Inglaterra e Estados Unidos. Creio que temos mais a aprender com o modelo desses países do que ensinar.

Infelizmente, tal tema é pouco debatido no país. Está na hora de colocar na pauta de reformas esta questão. Somos cidadãos livres, não súditos. A escolha dos governantes deve ser um direito, não um dever. A verdadeira liberdade é aquela que te liberta. Seja livre, lute para que um dia não seja mais um dever votar! Obrigado
Alexandre Schlegel
Minha Fan Page - www.facebook.com/alexandreschlegel.visaonova

Nenhum comentário:

Postar um comentário