terça-feira, 10 de julho de 2012

Quem é . . .?


Falta de Coragem será?

A falta de coragem de se falar a verdade, me chama a atenção, no comportamento humano, e o silencio é uma das formas mais cruéis da cumplicidade para com falta da verdade. Esta forma de comportamento leva a uma ação que é pensar e falar de uma forma, porém, ao agir, age de forma diferente. Ouço, muitas vezes “Ah, é só uma mentirinha boba”,” Falei isso para não ofender, machucar.”, “ Menti por força maior, para preservar”. Será que realmente há mentira boba? Que ao usá-la livraremos o outro do sofrimento? Que há momentos em que dizê-la se faz imprescindível?

Não concordo com estas afirmações. Com isto não afirmo que não tenha mentido. Prefiro, e já, paguei um alto preço, mas o triunfo da ação é a verdade, doa a quem doer. Sempre segui a filosofia “Diga a verdade não importa as consequências”. É difícil encontrar pessoas que compartilhem desse mesmo pensamento. Não entendo por que muitos acreditam que dizendo uma mentira estará protegendo algum de um possível sofrimento. Na realidade não percebem que quando se conta uma “inverdade” estará somente abrindo um profundo abismo entre ele e a pessoa enganada.

Falar a verdade é tão simples e fácil. É lógico que às vezes ela machuca, provoca dores profundas, mas logo são sanadas. Já a mentira é um campo minado, cheia de obstáculos que ao ser descoberta a dor virá acompanhada de mágoa, desilusão, ódio e rancor. Mentir é pior que trair, pois você priva o outro de viver uma realidade. Sei que viver a verdade nua e crua é muito difícil. Mas, obter a consciência tranquila, sabendo das dificuldades é tão excitante pois nos permite viver de uma maneira livre e aberta.

Falando a verdade você tem: Liberdade de ação; segurança em poder olhar no olho do outro e expor o que pensa e sente; e adquire Confiança em si mesmo. Mas, como viver no mundo de aparências, hoje em dia é moda, por mais que se tente ser autêntico, verdadeiro, os outros não aceitam tal atitude. É mais conveniente aceitar uma mentira do que encarar a dura verdade. Ter com premissa a verdade, desperta uma certa desconfiança pelas pessoas que o cercam, não é fácil, na realidade é duro, mas vai de escolher o que é melhor para si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário