sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A cultura


Utilizar a arte como fator de  integração social e formação de identidade,  é sem duvida um comportamento transmitido pelos pais aos filhos, através dos sons de cantigas de ninar ou das histórias. As histórias, o modo da linguagem utilizada pelos adultos  oferecem um encantamento  pelas crianças.
Os contos, há séculos, têm uma sabedoria própria e são o veículo ideal para introduzir a criança  em seu contexto cultural. As histórias contadas as crianças, tem um fator determinante na estrutura do psiquismo infantil em vários níveis, seja conscientemente e inconscientemente. A criança, ao aprender algo com pessoas mais idosas, adquire respeito pela sabedoria desta pessoa. A criança valoriza a tradição e deseja ter esta sabedoria para si mesma. Por sua vez o ancião, ao contar está ensinando, renovando o seu próprio conhecimento , ao perceber através dos olhos desta criança que ela está contemplando este ancião, relembra-se as boas lembranças, consolidando a sua autoestima.
O contato entre idosos e jovens, me parece existir um efeito transformador, enriquecedor para ambos. Com o passar do tempo os mais velhos interagem mais, estão mais atentos, e recordam com mais facilidade, estabilizando a saúde e o humor. Os jovens ganham em paciência e em humildade. Através da cultura, o que se comprova é que os conflitos de geração poder se transformar em um relacionamento de confiança e crescimento mútuo, a tolerância pode dar lugar a uma troca de experiências entre o desejo do novo  e o caminho já percorrido.
Ao som do Hino Nacional, todos sentem-se iguais. Independente de ser rico, pobre, branco, negro, amarelo, mestiço, rural ou urbano, o que importe é ser brasileiro. A cultura tem esta força de identificar nos diferentes segmentos da coletividade um forte vínculo quando existe uma competição esportiva nos Jogos Olímpicos, em um campeonato mundial, quando um filme que concorre a uma premiação internacional. É inexplicável este vínculo invisível, mas forte.
Através da cultural é possível unificar toda uma nação lembremos o que ocorreu em diversos países após a Segunda Grande Guerra. No Brasil existem atualmente diversos grupos com a intenção de integrar à sociedade. A cultura, sob todas as formas de arte, de amor e de pensamento, através dos séculos, capacitou o homem a ser menos escravizado. Ética é uma verdade absoluta. Moral, já é uma variável, dependendo da cultura de cada povo, de cada grupo de cada líder, de cada sujeito.
Obrigado.
Alexandre Schlegel
Meu e:mail – alexandre@visaonova.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário