quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A identidade do sujeito e a identidade social.





A identificação do sujeito, está alicerçada, fundamentada na capacidade e nos valores deste sujeito,  como também na capacidade de compreender o mundo, e no significado que este sujeito da a sua vida, a vida dos seus semelhantes, e do mundo em que habita.

A identidade social, se baseia no conhecimento de outros sujeitos, que integram à sociedade. Ser um pensador é bom, mas seria melhor ser mais um entre muitos. Ser comparado com outros, é desafiador e motivador. O mesmo se diga para qualquer área de atuação do sujeito, que compõe uma nação, um estado, uma cidade, um bairro ou um grupo. O prazeroso em criar é que se pode cultivar um estilo próprio de ser. Como é bom romper com o pensamento que é, foi e sempre será livre, mas por um tempo este pensamento estava escravizado pelo padrão de pensamento grupal, no qual estava inserido.

A Verdade liberta, pois é a Verdade. Não se trata mais apenas de divulgar ou apreciar, o que se pensa e o que se escreve, pensado além do obvio significa não mais se conformar com o pensamento deste ou daquele grupo, cidade, estado, nação, mas se permitir a ser transformado pela  renovação  do seu entendimento, resultando em uma  nova visão. Admito que esta nova visão é diferente, peculiar e personalizada.

Com esta identidade cultural, vivificada, em diferentes níveis, vai capacitando, agregando, alicerçando a consciência do povo. Fala-se da cultura brasileira, porém dentro do  regionalismo, aprecia-se esta ou aquela tendência. Mas nos brasileiros, não deixamos de admirar a nossa cultura independentemente da região, onde nascemos, existe uma sensação de união em torno do Brasil.

Esse sentimento de união, transcende o espaço, o tempo, pois está presente em todas as formas de manifestação cultural. O homem se comunica, a comunicação se dá através dos diversos meios e símbolos. Estes meios e símbolos utilizados na comunicação, são os fundamentos, os alicerces da cultura ou seja a maneira de ser, de interagir de um determinado grupo.

Como se dá a formação cultural de um grupo? Inicialmente os fatores climáticos, geográficos, sobrevivência, e o tipo de alimento disponível.  Há outros fatores na formação da cultura deste sujeito, como a  religião, as atividades de lazer que se estabelecem em decorrência das primeiras condições citadas.

No frio, lê-se muito, come-se grande quantidade de gordura e a sobrevivência é sinônimo de solidariedade. No calor, come-se frutas frescas, e o espírito de aventura, é presente. O meio influencia o sujeito, bem como o sujeito  influencia o meio, pense além do obvio.
Obrigado.
Alexandre Schlegel
Meu e:mail – alexandre@visaonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário