terça-feira, 13 de novembro de 2012

Do direito a justiça



Muitos confundem Justiça com Direito. São, sinônimas? Será, que o Direito nos leva necessariamente à Justiça? Creio que não.

Direito, é a garantia das condições de vida da sociedade, realizado continuadamente pelo Poder Público, mediante força”. [1] Dito de modo mais simplificado, Direito (Objetivo) é o conjunto de normas jurídicas que regem o comportamento humano, possibilitando, assim, uma harmônica e pacífica vida em sociedade.



E a Justiça, o que é? A Justiça – que segundo o filósofo LUCIUS SÊNECA [2] é a única virtude existente –  a Justiça é a meta do Direito. Quem não se lembra do seguinte mandamento de E. COUTURE?: ”Teu dever é lutar pelo Direito. Mas, no dia em que encontrares o Direito em conflito com a Justiça, luta pela Justiça”. [3]
 Incrível, ver nas outras áreas do conhecimento o temor pela sabedoria de não, ir contra a justiça. O maior ato de fé é aquele quando o homem define que ele mesmo não é Deus. Salmo 100:3. Pense alem do obvio do cotidiano da mesmice, arrisque ouse seja, pague o preço de ser e não o  de ter. 

[1] IHERING, Rudolf von. A luta pelo direito. trad. J. Cretella Jr. E Agner Cretella. 2.ed. São Paulo : RT, 2001, p. 42-43.

[2] SÊNECA, Lucius Anaeus. A vida feliz. trad. André Bartholomeu. Campinas : Pontes, 1991, p. 9.
[3] COUTURE, Eduardo. Os mandamentos do advogado. Porto Alegre : Sérgio Antônio Fabris, 1999, p. 39.

[6] Apud MATHIAS COLTRO in Apel. Crim. nº 1.005.495/9, Rel. Mathias Coltro, TACRIM-SP, julgado em 10.4.1996.
Obrigado.
Alexandre Schlegel
Meu e:mail – alexandre@visaonova.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário