quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O caminho a verdade!






Verdade, é uma grande questão. Como atingir a verdade em uma sociedade globalizada, aonde há atitude predominante, é a ganância descabida, dentro do sistema capitalista. A base do capitalismo é o domínio da grande quantidade de informações, que são usadas em benefício de uma pequena quantidade de pessoas.

A verdade, comporta múltiplos conceitos, por existir diferentes crenças, ou dogmas. Neste sentido, as crenças alimentam atitudes conservadoras, os religiosos mantenedores da informação, evitam novidades e modificações, enraizando-se em crenças e opiniões, o que conduz, muitas vezes, ao fanatismo.

O conceito de verdade foi construído ao longo dos séculos. Percorro pelo entendimento da conceitualização, grega, latina e hebraica. No grego, a verdade (aletheia) significa aquilo que não está oculto, ou seja não está escondido, se tornando evidente à razão. Já em latim, a verdade (veritas) é aquilo que pode ser demonstrado com precisão, ou seja o que se pode ver, se constatar com rigor e exatidão. A verdade então fica a mercê da memória e dos detalhes da realidade aonde ela se comprova.

Em hebraico, a verdade (emunah) significa confiança, é a esperança de que aquilo que é será revelado, irá aparecer por intervenção divina. Na minha opinião, verdade, do ponto de vista do senso comum e da filosofia, é uma busca pelo que está oculto por trás das aparências, tornando a verdade uma concepção relativa e portanto provisória. O sujeito, busca a verdade mas ele próprio não tem consciência que suas atitudes espelham a controvérsia das suas ações e o seu discurso. O que este sujeito não sabe, ou não quer saber é sobre a sua essência, a sua origem, que é contraria as suas ações como ser humano, que vive em sociedade. Em outras palavras, a verdade é uma convenção do grupo a que este sujeito pertence e este grupo possui crenças em comum.

Buscar à verdade é mais complexo do que aparentemente se pensa, impossível entender a verdade dentro da limitada capacidade humana de racionalização. O caminho percorrido em busca da verdade, que resulta na liberdade deste sujeito, a verdade é uma luz que pode iluminar novas tentativas, em busca do caminho que é a própria verdade.
Obrigado.
Alexandre Schlegel
Meu e:mail – alexandre@visaonova.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário