quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Conhecendo sobre os sentimentos;



Quando não se controla, os sentimentos, por não identifica-los, são os sentimentos que controlam o sujeito. O mal humor, se não se identificado, resulta em respostas brutas, estúpidas e injustas. Quando não se identifica e reconhece os seus sentimentos, a tendência é reforçá-los, correndo o risco de ser dominado por eles. 

O sentimento impróprio não identificado pelo sujeito, é como um hóspede intruso. Por ser um intruso, movimenta-se livremente, e interage como quiser, sem a consciência do sujeito, causando muitos danos, nas relações deste sujeito. Mas, uma vez reconhecido como hóspede intruso, sua liberdade de movimentação fica restringida, e pode ser controlada.

Reconhecendo-se os sentimentos, se pode compartilhá-los e assim, se mostrar como se é, mais precisamente deixando-se ver como se é, menos se necessita fazer para receber o que se deseja. Compartilhar os seus sentimentos verdadeiramente, possibilita um crescimento real, e não um autoengano nas relações que o sujeito mantem.

Reprimir ou guardar os sentimento, por medo de ser rejeitado, é cronicamente manter a dor da falta imaginária de completude. A pessoa que não for compreensível para si mesma, não pode esperar experimentar um mundo que tenha sentido, pois se mantem frustrada constantemente. 
Obrigado.
Alexandre Schlegel

Nenhum comentário:

Postar um comentário