sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Personalidade e Caráter



Personalidade é derivada da palavra latina persona, usada para identificar as máscaras utilizadas pelos atores teatrais na antiga Grécia.

Somos uma combinação de vários estilos de personalidades, variando de extrovertido a introvertido, sociável a tímido, do agressivo ao passivo, etc..., formando-se em nós na infancia. Digamos que seja uma forma de nos mostrarmos ao mundo, da maneira que queremos.

Já o caráter é uma palavra originada de um verbo grego que significa gravar. A firmeza moral de uma pessoa, portanto, é o sinal visível de sua natureza interior. É o que somos por baixo de nossa personalidade (máscara).

O caráter continua a se desenvolver ao longo da vida, são estas definições sobre as escolhas que fazemos, ou nossos comportamentos, e pode ser denominado de nossa maturidade moral.

Caráter é nossa força ética expressa pela nossa moral, é aquilo que guia nosso comportamento de acordo com os valores e princípios adequados – o que explica por que a liderança pode ser definida como ‘caráter em ação’. Os líderes procuram fazer a coisa certa, quando não se desviam dos seus princípios e valores.

Aristóteles escreveu sobre o assunto: “A virtude moral é uma consequência do hábito. Nós nos tornamos o que fazemos repetidamente. Ou seja: nós nos tornamos justos ao praticarmos atos justos, controlados ao praticarmos atos de autocontrole, corajosos ao praticarmos atos de bravura”. Corruptos ao praticar a corrupção, gananciosos quando se pratica a ganância, usurpadores praticando o uso do que não lhe pertence e quantas outras perversidade. . . .  
Portanto, o caráter é formado pelas nossas escolhas, no dia-a-dia.

É impossível voltar atras, voltar ao inicio, mas é possível mudar o fim, para melhor. Ou seja, hoje é o melhor dia para decidirmos escolher a coisa certa. Mudar requer determinação e comprometimento. E compensa, já que buscamos a excelência da liderança. E se for para mudar, que seja para o bem, para a coisa certa, para as escolhas certas. Pense alem do obvio, alem do cotidiano do dia a dia sua cosmovisão reflete o seu interior.

Obrigado.
Alexandre Schlegel
Minha Fan Page - www.facebook.com/alexandreschlegel.visaonova
Meu e:mail – alexandre@visaonova.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário