quarta-feira, 7 de novembro de 2012

A importância da cultura.



A característica de uma pessoa se dá pela, somatória de costumes, tradições e valores.  Um jeito próprio de ser, ver, estar e sentir o mundo, uma forma particular, singular que o sujeito tem de fazer, de se expressar, no meio cultural ao qual está inserido.
 A cultura passa a ser um agente importantíssimo na constituição  e formação da identificação deste sujeito que é social, também, um padrão de comportamento se consolida e articula a sua integração com o grupo.

Como o grupo tem uma percepção do mundo, esta percepção influencia os integrantes deste grupo, ou seja o que o grupo “aprova ou valoriza” tende a ser a forma como o sujeito deste grupo seleciona sua percepção, utilizando o mesmo critério o que este grupo rejeita ou tem menor valor, a possibilidade do sujeito ter a mesma percepção é grande. Mas, quais são as formas que o sujeito tem de considerar importante para si o que é rejeitado pelo grupo, e influenciar a postura do grupo?

Elaborar, uma forma de reavaliar os valores grupais,  inserir de forma sutil o que é importante para o sujeito, seja de foram lúdica, simbólica ou distorcida, no intuito de evitar ser censurado coletivamente pelo grupo. Continuar ser amado, mesmo que não concorde com o que os integrantes do grupo concordam, vulgarmente descrito como manipulação, com intuito de obter um ganho emocional.

O sujeito que consegue enganar, ludibriar a censura do grupo, introduz não só no grupo mas posteriormente na sociedade, uma significativa mudança de valores e adquire e fortalece o seu poder de influenciar a estória ou a História, daí o dizer-se que ‘os pensadores, ou poetas são profetas’. Explica-se, assim, o medo que os governos autoritários e ditatoriais tem da elite cultural a perseguição política acirrada que os representantes da cultura tem sofrido através dos séculos – por exemplo, queima de livros e de sábios nas fogueiras da Inquisição, acusados de bruxaria e de pacto com o demônio, o que não é muito diferente dos tempos atuais.

As mudanças significativas que ocorrem em um segmento, da sociedade só ocorrem através da cultura, estas mudanças acontecem rapidamente, quando se entende que não existe a divisão entre secular  e religioso. Mas quem criou a divisão, do que é secular e sagrado? Deus não foi.  Não demora muito, o tempo de um pensamento, que é livre fluir. . .pensando além do obvio.
Obrigado.
Alexandre Schlegel

Nenhum comentário:

Postar um comentário