sábado, 11 de agosto de 2012

A questão ética!



Considerando os valores e regras de comportamento, decidimos entre o certo e o errado, entre o bem e o mal e entre o que é bom e o que é mau. O problema é a efetiva prática da conduta ética, especialmente em nossa sociedade atual que sofre a influência dos seguintes fatores: o relativismo; a falsa noção de que aquilo que a maioria faz deve estar certo; ou seja há uma divisão, pulverização da responsabilidade.

Quando alguém é questionado por agir ou pensar de maneira que fere aos princípios morais de uma sociedade se tenta, explicar que esta pessoa, age  como bem entende, pois tudo é relativo. Partindo do pressuposto de que todo ponto de vista é válido, assim se rejeita todos, os critérios acadêmicos, os ideais de verdade e racionalidade , os valores e regras do comportamento ético.

Ora, a ética não se orienta pelo que a maioria diz, nem tão pouco busca o que é. A ética busca o que “deve ser” e se orienta por regras aceitas universalmente, tais como o mandamento do amor – “ama a teu próximo como a ti mesmo” - e o princípio da reciprocidade – “trata os outros como gostaria de ser tratado”.
Ser ou não ser ético? Agir ou não agir de maneira ética? Eis as questões que se apresentam, para todos os membros de nossa sociedade. Fala-se muito e pouco se pratica a ética. Porém os políticos, empresários, profissionais, religiosos e acadêmicos em vez de agir, protegem seus bolsos com discursos vazios, continuando a vitimar a população carente e vulnerável com suas omissões.
Mais uma questão para os candidatos para vereador: Todas as Leis são de iniciativa da Câmara? A maioria. Contudo há leis que são da iniciativa do Prefeito Municipal. A Lei Orgânica de cada Município disciplina a iniciativa. Normalmente são de iniciativa do Prefeito Municipal as Leis que criem cargos, funções ou empregos públicos; Leis que criem Secretárias e Órgãos da Administração; Leis que fixem ou aumentem a remuneração dos funcionários municipais; o Plano Plurianual; a Lei Orçamentária.

Obrigado
Alexandre Schlegel
Minha Fan Page - www.facebook.com/alexandreschlegel.visaonova
Meu e:mail – alexandre@visaonova.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário