segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Certa Feita 4 É possível ensinar integridade.



Muita gente acha que ensinar integridade é impossível nos tempos modernos. Talvez ignorem que isso se faz basicamente através de exemplos concretos de vida. Se resgatarmos a família, os pais, “sem muito discurso”, basta, viver de acordo com princípios, valores, responsabilidade, estarão encorajando os filhos a seguirem seus passos, mesmo sem perceber.

Quer dizer, não mentindo, não aceitando uma conta errada no restaurante, chegando à hora combinada aos encontros, respeitando a lei, não mudando ou querendo mudar as regras de relacionamentos comercial, de acordo com as conveniências do momento, e, especialmente, não disseminando amargura e descrença, simplesmente porque nem todos agem de maneira honesta. Na grande maioria dos casos, essa forma de viver será suficiente para que os jovens acreditem nestes valores. Afinal, não podem contestar – estão vendo! – se vive de acordo com o que se crê e por tanto defende!

Por fim é bom lembrar que, especialmente quando nossos jovens, chegam à adolescência, com certeza, irão opor alguma (ou bastante) resistência ao que defendemos. Não nos deixemos iludir pelas aparências – especialmente não desanimemos! Enquanto nossas atitudes forem coerentes com nosso discurso, estaremos provendo a base de sustentabilidade da sociedade futura. E, mesmo na fase mais aguda de autoafirmação, raramente se afastarão dos conceitos essenciais. Poderão até fazer algumas bobagens, mas nada que fira de forma irremediável a ética e os valores que aprenderam, a respeitar.

Mesmo quando parece que não nos ouvem nem veem, é a nossa integridade que serve de fundamento para nossos jovens, hoje e sempre.

Qual a competência da Comissão Parlamentar de Inquérito? Realiza investigações para comprovar ou esclarecer determinados fatos ou situações da vida política, econômica e social da comunidade em defesa da coletividade.
 Obrigado.
Alexandre Schlegel
Minha Fan Page - www.facebook.com/alexandreschlegel.visaonova

Nenhum comentário:

Postar um comentário