quarta-feira, 29 de agosto de 2012

As decepções da vida



Vamos imaginar, que a vida é como um empadão, onde entram vários ingredientes. Situações engraçadas, tristeza, relacionamentos sócias, comerciais, momentos difíceis, decisões, decepções, limitações físicas, emocionais, e quantos outros ingredientes. Quando todos estes ingredientes são misturados, a percepção que se tem é que há um equilíbrio, mas não há por isso que os condimentos trazem sabores e desapores. A limitação de um é igual a do outro, ou seja o não é igual mas o sabor é diferente. Isto explica que duas pessoas que vivem na mesma família, tenham visões de mundo totalmente diferente.

Na minha vida, as decepções foram um dos ingredientes que mais se acentuaram.  Conheço pessoas que lutam para construir uma vida sem este ingrediente. O sabor da decepção é amargo, mas a medida que envelhecemos, o paladar começa a mudar, ou seja o que no início da vida não gostávamos, hoje, parece bem melhor. Pelo fato de estar envelhecendo que me recordo com mais facilidade das decepções que tive na vida.

Mas, também aprendi, que decepções e frustrações fazem parte de nossa vida, tanto profissional como afetiva e familiar, o importante é saber conviver com elas e, ao mesmo tempo, aprender com elas. Aprender a superá-las nos fortalece para suportar os obstáculos que encontramos no nosso caminhar. Aprender a enfrentá-las nos dá a garantia de que outras virão e saberemos aceitá-las com mais sabedoria.

Muitas decepções de nossa vida podem também, com o passar do tempo, se tornarem alegrias quando, no futuro percebermos que o que vivemos e sentimos no momento da frustração, foram somente dores passageiras sentidas por alguma notícia ou acontecimento, e que isso nos ajudou em nossa caminhada como pessoas e, assim, também, entender que a decepção não foi tão grande como imaginávamos, mas foi real.

O mais importante de tudo isso é tomarmos como lição cada ato, cada acontecimento, cada notícia, cada situação de nossa vida, quer sejam elas frustrantes, decepcionantes ou felizes. Pior é não enfrenta-las, e construir uma vida sem este ingrediente.
Obrigado.

Alexandre Schlegel
Minha Fan Page - www.facebook.com/alexandreschlegel.visaonova

Nenhum comentário:

Postar um comentário