sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Certa feita. Um jovem me relatou.


Certa feita.

Cheguei em casa um tato esbaforido. Afinal, não é sempre que se “tira dez” em Química. Mas percebi, que o professor havia se enganado na correção. Qual não foi minha surpresa, quando este jovem, disse que o professor, não poderia, de forma alguma, apresentar o erro, porque “ninguém devolve nota”. Este jovem, não podia compartilhar com seus colegas de classe pois tinha medo das “gozações”.

Este fato me faz perceber quantos dilemas as crianças terão que resolver, até que se tornem adultos íntegros.

Algum tempo atras, um bom menino, não fazer pipi na cama, nem fazer malcriação, conclui o trabalho de casa  com capricho, não fala palavrão, o quarto arrumado, ter atitudes respeitosas para com os mais velhos; tarefas, enfim, razoavelmente simples de serem aprendidas. Isso porque valores como honestidade e integridade não estavam ainda em discussão.

Hoje em dia ser um “bom menino”  significa não apenas saber o que é certo ou errado, mas deve se opor a atitudes que contrariam os princípios da sociedade. Nada fácil hoje em dia para alguns adultos, quanto mais para crianças e jovens.

Opor-se ao grupo e fazer escolhas adequadas demandam forte grau de segurança. Mais ainda: significam que nossos jovens têm que estar certos, em primeiro lugar, de que solidariedade, justiça e honestidade, por exemplo, não estão obsoletos, fora de moda, quadrado.  Precisam, acima de tudo, acreditar que, mesmo quando parte dos homens não respeita esses princípios,  não há a mínima condição de vivermos com segurança sem eles. Este jovem me fez pensar, além do obvio, continuo amanha.

Ai vai, mais uma questão a se fazer para os candidatos a vereador. Em que consiste a Função Administrativa? São atos normativos, (decreto legislativo, resolução, portaria) que disciplinam sua atividade interna. São atos de mera administração.
Obrigado
Alexandre Schlegel
Minha Fan Page - www.facebook.com/alexandreschlegel.visaonova

Nenhum comentário:

Postar um comentário